CATARATAS DO IGUAÇU

Cataratas do Iguaçu.
Foto: Banco de imagens da internet.

As Cataratas do Iguaçu é o maior símbolo da cidade de Foz do Iguaçu, considerada uma das 7 maravilhas da natureza. Com 275 saltos, por onde escoam 1.500 metros cúbicos de água por segundo. Todo o ano ela recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano e fica localizada na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu no Brasil e em Puerto Iguazú na Argentina), dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu.
Foto: Imagens cedidas pelo atrativo.

CATARATAS LADO BRASIL E LADO ARGENTINO

Existem duas opções para se conhecer a Cataratas do Iguaçu, pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. São passeios diferentes, por isso, será pago um valor para cada passeio, mas a dica é conhecer os dois lados, pois a experiência para ambos é única e a vista é bem diferenciada. O acesso as Cataratas pelo lado brasileiro é feito através do Parque Nacional do Iguaçu, já pelo lado argentino é feito através do Parque Nacional Iguazú, neste caso é necessário ingressar no país através da Aduana da Argentina, sendo essenciais os seus documentos pessoais (RG, Passaporte e se for até o local de carro o Seguro Carta Verde).

O Parque Nacional do Iguaçu é bem estruturado para o recebimento dos turistas, possui um Centro de Visitantes logo na entrada, também conta com estacionamento, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de artigos para presente e souvenirs, praça de alimentação e uma trilha de caminhada para acesso ás quedas. Os funcionários também são super receptivos e a maioria são bilíngues, assim quem vem de fora consegue se sentir acolhido.

Cataratas do Iguaçu.
Foto: Imagens cedidas pelo atrativo.

COMO É O PASSEIO NAS CATARATAS DO IGUAÇU?

O passeio é bem tranquilo, dura cerca de 2 a 4 horas, se inicia através de um ônibus que percorre a BR-469, do Centro de Visitantes até o início da trilha, durante este trajeto existem paradas para os passeios adicionais, que também são fornecidos dentro do Parque Nacional do Iguaçu. A última parada do ônibus é na opção de caminhada curta até os elevadores, mas você pode optar pela trilha mais extensa que é onde os turistas mais gostam, por poderem contemplar toda a beleza do local. A trilha é feita a pé com uma leve caminhada, por um trajeto em meio da mata e também para a vista das Cataratas e as suas quedas d´água menores, assim você pode estar apreciando o passeio por completo, até chegar no ponto mais conhecido, que se trata da “Garganta do Diabo” que se trata da maior queda d´água das Cataratas do Iguaçu.

Logo após a trilha, existe um memorial para o Alberto Santos Dumont, onde conta com uma estátua dele que é um ponto também muito especial do passeio para que os visitantes possam tirar fotos. O local também conta com uma praça de alimentação e um restaurante bem próximo também encontra-se o ponto de embarque dos ônibus para retornar até o Centro de Visitantes.

Quati nas Cataratas do Iguaçu
Foto: Imagens cedidas pelo atrativo.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS CATARATAS DO IGUAÇU E O PARQUE NACIONAL:

  • As Cataratas do Iguaçu possuem o maior sistema de quedas d´água do mundo, perde apenas para as Cataratas do Niágara;
  • As Cataratas são formadas por 275 quedas d´água de até 80 metros de altura. Entretanto o número das quedas é variável de 150 a 300, dependendo da vazão do rio;
  • O Parque Nacional do Iguaçu é o segundo parque nacional mais visitado no Brasil, depois apenas do Parque Nacional da Tijuca, onde está localizado o Cristo Redentor. Ele recebe aproximadamente dois milhões de pessoas por ano;
  • Em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo;
  • O #CataratasDay é um dia para conscientização da conservação do Parque Nacional do Iguaçu e toda a região. Acontece sempre em 11 de novembro, no mesmo dia em que as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas como uma das 7 Maravilhas da Natureza;
  • O Parque Nacional do Iguaçu é a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo;
  • O Parque Nacional do Iguaçu tem ao todo 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada a preservação da Mata Atlântica;
  • Você poderá se deparar com lindos Quatis no decorrer do passeio, mas lembra-se, não dê alimentos para eles, pois eles podem ficar doentes ou atacar, então evite aproximação.

Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma coisa que não deve faltar na lista dos turistas, pois é um dos lugares mais incríveis do mundo e todos deveriam visitá-las pelo menos uma vez na vida.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS CATARATAS:

Diariamente das 09h00 às 17h00

Duração do passeio: 1h30 de passeio.

Localização: Br 469, KM 18 – Foz do Iguaçu – PR

Carimã Hotel & Convention.

Gostou da nossa dica de passeio? Lembrando que o Carimã Hotel & Convention fica apenas alguns minutos das Cataratas do Iguaçu e é considerado um dos melhores hotéis em baixo custo benefício de Foz do Iguaçu e região.

O hotel também conta com uma agência de turismo anexa ao lado da recepção, a A3 Iguassu Turismo, nela você poderá estar adquirindo os seus ingressos para todos os passeios e o melhor? A A3 cobre os valores da concorrência, sendo assim, você poderá ir nos seus passeios com um precinho bem em conta, além do mais, a agência também conta com a opção de transporte até o local, com saída de dentro do hotel.

A A3 Iguassu Turismo em parceria com o Carimã Hotel & Convention, possuí um grupo no Facebook chamado “Dicas Sobre Turismo em Foz do Iguaçu”, você poderá estar participando e ficando ligadinho em todas as nossas dúvidas, aproveite também para sanar as suas dúvidas, estamos sempre dispostos a te ajudar.

LINK DO GRUPO: http://bit.ly/DicasDeTurismo

CONTATO:

Carimã Hotel & Convention

Telefone e WhatsApp: +55 (45) 3521-3060

http://bit.ly/WhatsappCarima

A3 IGUASSU TURISMO

Ágatha: +55 (45) 99111-4043

Michelle: +55 (45) 9 9157-8870

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *