Dicas de Passeios em Foz do Iguaçu – Itaipu

Foto: @itaipubinacional

Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional é sinônimo de patrimônio da cidade, considerada a maior usina hidrelétrica do mundo ela é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,6 bilhões de Megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 15% da energia consumida no Brasil e 90 no Paraguai.

Transmissão

A Itaipu Binacional tem a importância de entregar a energia na usina até os pontos de conexão com o Sistema Interligado. No lado brasileiro onde a sua conexão está situada na subestação de Foz do Iguaçu de propriedade Furnas, que transmite energia até os centros de consumo juntamente com a COPEL. No lado paraguaio, a conexão é realizada na subestação Margem Direita, situada na área da usina de Itaipu. No Brasil, a coordenação e controle da operação do sistema elétrica é de responsabilidade do NOS (Operador Nacional do Sistema) e, no Paraguai, a responsabilidade é da Ande (Administración Nacional de Electricidad).

Vertedouro

O vertedouro tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração. Esse ponto da Itaipu é o que mais encanta os turistas que visitam a Itaipu, pois quando o vertedouro se abre é motivo de lindas fotos e de muitas emoções.

 Barragem

A barragem é a estrutura de concreto que serve para represar a água e obter o desnível de 120 m que permita a operação das turbinas.

Turismo Sustentável

A Itaipu Binacional é um atrativo turístico que proporciona experiências incríveis para quem a visita.  Com o objetivo de transformar as visitas em experiências inesquecíveis, superando a expectativa dos clientes através do planejamento de atividades e do uso sustentável dos recursos. E com toda essa estrutura esse passeio encanta a todos os visitantes.

A Itaipu Binacional conta com o Parque Tecnológico de Itaipu que assumiu a administração da usina e é um local que conta com jovens de várias áreas, trabalhando para um lugar mais sustentável.

Atrativos dentro da Itaipu Binacional:

Foto: @itaipubinacional

Circuito Especial

Esse percurso é realizado na parte interna da usina, te fazendo conhecer a história e observar o complexo trabalho de comando central, onde os brasileiros e os paraguaios dividem os seus trabalhos. No percurso você também vai poder ver de pertinho a atividade do rotor de uma das unidades geradores, somente ele pesa 1 milhão e 700 mil quilos, equivalente ao peso de mil carros de grande porte, é se sentir na terra de gigantes. Para participar desse passeio é preciso ter mais de 14 anos, estar usando roupas com comprimentos abaixo do joelho e usar calçados fechados e sem salto, e é proibido entrar com bolsas e mochilas.

Foto: @itaipubinacional

Itaipu Panorâmica

É um percurso para conhecer o lado principal da barragem, com uma visão privilegiada do vertedouro ao topo da barragem, o trajeto ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens dentro do Complexo Turístico Itaipu.

Algumas curiosidades da Itaipu Binacional:

  • A quantidade de ferro e aço usada possibilitaria a construção de 380 Torres Eiffel;
  • 40 mil trabalhadores participaram da construção da usina no auge das obras;
  • A vazão de duas turbinas da usina (700 metros cúbicos de água por segundo cada) equivale á vazão média das Cataratas do Iguaçu;
  • O Volume de concreto usado na construção da hidrelétrica (12,7 milhões de m³) seria suficiente para a construção de 2010 estádios de futebol do tamanho do Maracanã, no Rio de Janeiro;
  • Em um só dia, 14 de novembro de 1978, a Itaipu bateu um recorde sul-americano durante a concretagem da barragem, quando foram lançados na obra 7.207 metros cúbicos de concreto equivalente a um prédio de dez andares a cada hora. Ou 24 edifícios no mesmo dia.
  • A Usina hidrelétrica de Itaipu é um passeio maravilhoso para toda a família, conhecer um pouco mais de sua estrutura e como foi realizado cada detalhe para ser o que se tornou hoje é uma sensação incrível. Acaba também te trazendo ótimos registros, através de lembranças de fotos incríveis.

Contato:

Usina Hidrelétrica de Itaipu

Telefone: (45) 3576-7000

Reservas e Infomações:

 Carimã Hotel & Convention

Telefone e Whatsapp: (45) 3521-3060

https://bit.ly/MesdasmaesCarima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *