MINAS DE WANDA

Minas de Wanda em Puerto Iguazú.
Foto: ComboIguassu.

Cerca de 40km da cidade de Puerto Iguazú, cidade da Argentina que faz fronteira com o Brasil, fica localizado o famoso atrativo Minas de Wanda, uma trilha com jazidas de pedras preciosas e semipreciosas a céu aberto, o passeio é feito com o acompanhamento de um guia local que irá explicar sobre a origem, formação e extração das mesmas.

O que encanta durante o atrativo, são as diferentes cores e formas das pedras. Após a visita, segue-se para uma sala de exposições onde é realizada a venda de joias, pedras preciosas e onde são lapidadas as gemas para elaboração das joias.

Minas de Wanda em Puerto Iguazú.
Foto: Tarobá Hotel.

INFORMAÇÕES DA LOCALIZAÇÃO

Wanda é uma cidadezinha argentina, a pouco mais de 60km de Foz do Iguaçu, uma viagem bem tranquila. A região foi colonizada por poloneses, daí a origem do nome, Wanda era o nome de uma princesa polonesa que era apaixonada por pedras preciosas.

Segundo guias locais, o local era uma fazenda, como outras na região, até que uma pedra linda foi encontrada e enviada para avaliação, quando descobriram se tratar de uma pedra semipreciosa. Quanto a parte geológica, o local faz parte de um imenso maciço que começa na região de Brasília e tem origem vulcânica: a lava em contato com a água formou bolhas de ar, que com calor e pressão deram início ao processo de cristalização, que originaram as pedras preciosas.

A mina ainda é explorada e são extraídas várias pedras preciosas como: ágatas, ametistas, topázios e tipos variados de quartzo. Nos túneis aberto á visitação não há mais extração, mas os trabalhos continuam em lugares próximos dali.

Atrativo Minas de Wanda em Puerto Iguazú.
Foto: Tarobá Hotel.

WANDA HOJE

É comunicada ao resto do país pela Rota Nacional n°12, que conecta a Puerto Iguazú, Posadas e Buenos Aires.

Wanda também tem sua rota provincial n°19, a única via de acesso para cidade de Andresito e a ponte internacional que conecta a última com Capanema, no Brasil. A principal atividade econômica é o reflorestamento, cerca de metade das terras do munícipio são cobertas por florestas reflorestadas. Também é importante o cultivo de erva-mate e turismo graças á exploração de pedras subterrâneas ou a céu aberto.

No final do passeio nas Minas de Wanda, o local possui uma lojinha, com várias opções de lembrança e também de pedras. Para todos os gostos, seja algo mais simples, como algo mais caro, como peças exclusivas, que ficam localizadas em uma outra sala.

Pedras preciosas do atrativo Minas de Wanda em Puerto Iguazú.
Foto: Tarobá Hotel.

DISTÂNCIA E DURAÇÃO DO PASSEIO

Fica localizada cerca de 45km do centro de Foz do Iguaçu, a duração contando com o translado de ida e volta, dura em torno de 2h de passeio e a nossa recomendação é que aproveite pelo menos uma hora por lá.

É um passeio muito impressionante e interessante, vale muito a pena visitar o local e ainda levar aquela lembrancinha maravilhosa para casa.

Pedras preciosas do atrativo Minas de Wanda em Puerto Iguazú.
Foto: Banco de Imagens da Internet.

Gostou das nossas dicas? Espero que tenha gostado, lembrando que o Carimã Hotel & Convention, está entre um dos melhores hotéis de Foz do Iguaçu e região, em relação ao menor custo benefício. O hotel também fica bem pertinho da aduana da Argentina, o que facilita ainda mais a sua estádia.

O hotel também tem parceria com a A3 Iguassu Turismo, uma agência de turismo anexa ao lado da recepção do hotel, você pode estar adquirindo o seu ingresso para o atrativo com ele e também contar com o transporte que sai de dentro do hotel.

A A3 Iguassu Turismo em parceira com o Carimã Hotel & Convention, possuí um grupo no Facebook chamado “Dicas Sobre Turismo em Foz do Iguaçu”, participe e fique ligadinho em todas as nossas dicas sobre turismo na cidade e também pode tirar todas as suas dúvidas conosco por lá também, estamos sempre dispostos a lhe ajudar.

Link do grupo:http://bit.ly/DicasDeTurismo

Contato:

Carimã Hotel & Convention

http://bit.ly/WhatsappCarima

Telefone e WhatsApp: (45) 3521-3060

A3 Iguassu Turismo

Michelle: (45) 99157-8870

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *